Conforme anúncio publicado aqui, no próximo mês de outubro será lançado o Aviso de Candidatura a um apoio financeiro do Instituto de Segurança Social para a implementação de projetos inovadores que promovam o envelhecimento ativo e saudável. Este Aviso tem como objetivos a promoção da autonomia e independência dos idosos, o combate ao isolamento, a igualdade de oportunidades e a valorização e integração ativa na sociedade.
Poderão concorrer, individualmente ou em parceria, IPSS ou equiparadas do território continental e também entidades que já tenham candidaturas aprovadas pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social e cujo estatuto se enquadre no setor social e solidário.
O valor máximo a atribuir, por candidatura, é de 200 mil euros, tendo o programa, nesta fase, uma dotação de 2 milhões de euros, e os projetos terão um período de execução de dois anos.
A Segurança Social fará a monitorização e uma avaliação final de impacto, em função da qual o plano aprovado e financiado ao abrigo deste aviso poderá ter continuidade, após os dois anos, no âmbito da cooperação, incorporando-se em respostas sociais em parceria com a Segurança Social.