Trabalhando há 20 anos na área das pessoas em situação de sem abrigo, como voluntário, em vários projetos de inclusão, junto de empresas, organismos públicos e entidades que apoiam e tentam transformar as suas vidas, conheço, interajo e reconheço uma enorme vontade de ajudar as pessoas que passam por este flagelo a percorrerem o caminho para uma vida digna e de cidadania plena.
Os territórios de baixa densidade apresentam desafios particulares decorrentes da dificuldade em fixar população e, sobretudo, população ativa. Mas esses desafios escondem oportunidades.
Na 7ª conferência sobre patologia e reabilitação de edifícios, o Padre Jardim Moreira, um defensor dos direitos humanos desde sempre, proporcionou à plateia um duro embate com a realidade. Falou da habitação como um direito. Mas esquecido. Aqui está a segunda parte do artigo.
Será público o Aviso este mês de outubro, com um valor máximo de 200 mil euros por candidatura, e um período de execução de dois anos. Para a área do envelhecimento.
Foi notícia internacional vários dias que seis jovens portugueses defendem hoje a causa da ação pelo clima no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Não podemos ignorar, nem encolher os ombros – pelo contrário. Temos de observar com atenção e refletir sobre quais são as formas hoje de se ser eficaz na luta pelo planeta e o futuro da humanidade.
“O pai tem demência. E agora?”. Sai-se do hospital sem recomendações suficientes para dar os primeiros passos. O que devem as organizações de saúde fazer? Como podem as associações de doentes fazer ainda mais? E as empresas – o que poderão estas fazer pelos seus trabalhadores que são também cuidadores informais?
A educação é um direito de todos e é considerado um dos melhores instrumentos para compensar as desigualdades socioeconómicas. É assim que abre o novo estudo da Edulog, que desvenda que não só as condições socioeconómicas das famílias determinam as diferenças de desempenho na escola.
Naquele que é o primeiro policy paper da Fundação Francisco Manuel dos Santos, o estudo coordenado por Paulo M. M. Rodrigues incide sobre o problema do acesso à habitação e propõe estratégias para a sua resolução.