Contabilidade de impacto: Uma ferramenta fundamental para resolver os desafios ambientais e sociais - é essa a nossa esperança enquanto geração jovem

Contabilidade de impacto: Uma ferramenta fundamental para resolver os desafios ambientais e sociais - é essa a nossa esperança enquanto geração jovem

Especialmente enquanto jovens profissionais que iniciam as suas carreiras, o nosso objetivo é encontrar soluções para estas questões e esperamos que as empresas façam o mesmo. Procuramos mudanças no mundo empresarial tal como ele é e esperamos que as empresas se tornem mais responsáveis em todos os sentidos. Infelizmente, a forma como as empresas estão a ser conduzidas atualmente não está suficientemente orientada para a resolução de muitas dessas questões, também devido à falta de soluções aplicáveis e eficazes.

Sir Ronald Cohen, filantropo, venture capitalist e inovador social, vê a solução para muitas das questões actuais no conceito de impacto e na revolução via impacto. Reimaginar o capitalismo e criar uma alternativa mais sustentável e inclusiva do mesmo é um dos seus principais objectivos. Juntamente com a Harvard Business School, iniciou o chamado projeto de contas ponderadas pelo impacto (impact-weighted accounts Project), que visa criar contas financeiras que reflictam não só o desempenho financeiro de uma empresa, mas também o seu desempenho ambiental e social. A contabilidade do impacto traz enormes benefícios, que podem mudar a forma como avaliamos as empresas, o seu impacto e a forma como conduzem a sua atividade. Para preparar essas contas financeiras ponderadas em função do impacto, é necessário definir, medir e rentabilizar o impacto de uma empresa. Atribuir um valor monetário ao impacto não só facilita a comparação, como também o torna mais compreensível para os gestores, partes interessadas e investidores e ajuda a justificar as decisões de longo prazo relacionadas com o impacto. Além disso, a inclusão do impacto monetizado nas contas financeiras das empresas permite ter toda a informação, que precisamos de começar a analisar quando avaliamos as empresas, num único local. Isto aumenta a transparência em relação ao impacto de uma empresa e incentivará potencialmente as empresas a reduzir o seu impacto negativo e a aumentar o seu impacto positivo, que é exatamente o que nós, jovens profissionais conscientes, esperamos que elas façam.

No entanto, persistem vários desafios à contabilidade do impacto. Em primeiro lugar, e talvez o mais importante, a contabilidade de impacto apresenta o desafio geral da medição do impacto, que, por enquanto, só pode ser estimado com base em juízos e modelos. Esta situação pode levar a incertezas na medição, o que tornaria as contas financeiras ponderadas pelo impacto menos exactas e, consequentemente, menos eficazes. Além disso, ainda não existem normas de aplicação e, por conseguinte, muitas questões continuam sem resposta - Em que parte da demonstração financeira será incorporado o impacto monetizado? Que indicadores de impacto serão medidos? Quais são as regras e os regulamentos para a medição? Como pode ser implementado um sistema de auditoria suficiente?

Apesar de todas estas respostas ainda não esclarecidas, acreditamos que a contabilidade de impacto faz parte da solução dos problemas actuais. É claro que as contas financeiras ponderadas pelo impacto não são uma solução autónoma, e só a preparação dessas contas não mudará o mundo. No entanto, ao centrar-se no impacto global de uma empresa, e não apenas no seu desempenho financeiro, a contabilidade de impacto empurra o mundo empresarial para um futuro mais responsável, inclusivo e sustentável. Se todas as empresas começarem a medir e a comunicar o seu impacto e, subsequentemente, a agir em conformidade, a sua atenção acabará por deixar de se limitar a fazer o bem para si próprias e para os seus accionistas e passará a fazer o bem para todas as partes interessadas relevantes e para a sociedade. É isto que consideramos ser dois dos elementos fundamentais de uma empresa responsável, que acreditamos ser um passo necessário para todas as empresas a longo prazo, se quisermos mudar o estado atual do mundo empresarial. As empresas têm os recursos e o poder para liderar a mudança de que todos nós precisamos desesperadamente. Estamos optimistas quanto ao facto de a contabilidade de impacto constituir uma ferramenta fundamental para as responsabilizar e garantir uma transparência mais comparável sobre o impacto de uma empresa, o que levará as empresas a agir de forma mais responsável em todos os sentidos. E esta é a esperança da nossa geração.

Tenham uma semana óptima e cheia de impacto!

Franziska Rieger & Jeremias de Biasi

Estudantes da CATÓLICA-LISBON

Este artigo refere-se à edição #226 da newsletter "Have a Great and Impactful Week", uma iniciativa do Center for Responsible Business & Leadership.