A Filipa Lemos Cristina é uma empreendedora social e está numa batalha para capacitar organizações para as chamadas soft skills. Quando falamos de soft skills falamos de empatia, resiliência, criatividade ou trabalho em equipa. Toda a gente as considera importantes e, provavelmente, muito poucas pessoas as consideram soft. Não só são bastante difíceis de aprender e treinar, como são essenciais para a esmagadora maioria dos percursos profissionais. Por isso, criou a PowerUP, uma aceleradora de competências com o objetivo de "humanizar" as organizações (25:28) e desenvolver cinco human skills: "empatia, colaboração, pensamento crítico, criatividade e comunicação".
Pelo meio, falamos de competências, mais "duras" ou "suaves, mas o ponto de partida é a Kinderpedia, uma plataforma digital com o objectivo de simplificar processos administrativos, financeiros e mesmo pedagógicos, melhorar a comunicação escola-família e promover o desenvolvimento da literacia digital dos alunos (1:24).
Uma conversa sobre competências e os locais e plataformas onde podem ser desenvolvidas, os diferentes tipos de competências e a sua importância para as nossas vidas pessoais e profissionais, com uma empreendedora para quem a "disponibilidade e vulnerabilidade" para olhar para dentro é o primeiro passo na jornada do desenvolvimento.
Ouça este podcast aqui.