A responsabilidade (social) das empresas (RSE), classicamente assente na redução gradual dos impactos negativos, é necessária, mas nem sempre está à altura dos desafios ecológicos e societais. Para ir mais longe, 7.000 empresas em todo o mundo estão a trabalhar na sua missão e na sua razão de ser, na transformação do seu modelo económico para ser compatível com os limites planetários.
A comunidade B Corp, fundada em 2006 nos Estados Unidos, reúne empresas que desejam (re)afirmar a sua missão social no centro da sua razão de ser. São empresas com fins lucrativos (for profit) que querem progredir e demonstrar o seu impacto positivo (for purpose), sendo avaliadas no seu desempenho global cada 3 anos. São organizações de todos as dimensões e todos os setores, ícones históricos como Patagonia, Natura, Alessi ou Ecover, grandes empresas como a Danone, start-ups como Fairphone, change.org, ou Kickstarter... e em Portugal o movimento está a crescer juntando mais de 20 empresas, das quais a Critical Software, Go Parity, Hovione, Maze, Symington, (e a Sair da Casca), entre outras.
Todas procuram, através do seu modelo económico, não ser as melhores DO mundo, mas as melhores PARA o mundo! Para além da sua própria abordagem ao progresso, desenvolvem o princípio da interdependência: os projetos entre as B Corp são privilegiados e cada B Corp procura polinizar todo o seu ecossistema de fornecedores, clientes ou parceiros.
Para apoiar a transformação, a ONG B Lab disponibiliza um exigente quadro de avaliação: o B Impact Assessment (BIA). Este questionário, prático, disponível gratuitamente online, permite a qualquer empresa fazer o seu diagnóstico e candidatar-se à certificação B Corp, se atingir o limiar de 80 pontos em 200. Neste caso, a empresa deverá ser capaz de fornecer evidências e o seu processo de certificação será verificado pelo B Lab.
Mas numa primeira fase, a empresa pode fazer uma pré-avaliação sem necessariamente completar a certificação. É uma forma de perceber onde estamos face aos pares e (muitas vezes) um wake up call para iniciar um processo de evolução e identificar as empresas mais avançadas na integração dos desafios da sustentabilidade. O B Lab disponibiliza também templates, casos de sucesso e inúmeros conteúdos de apoio a esta jornada. Querem testar a vossa empresa e descobrir por exemplo os critérios em matéria de colaboradores? É aqui: app. bimpactassessment.net.
*Republicado com a autorização da RH Magazine (versão original na RH Magazine de Julho/Agosto 2023)