O que aprendemos com o nosso percurso de certificação B Corp?

O que aprendemos com o nosso percurso de certificação B Corp?

Para ir mais longe, 7000 empresas em todo o mundo estão a trabalhar na sua missão e na sua razão de ser, na transformação do seu modelo económico para ser compatível com os limites planetários.

Em síntese, estas foram as lições aprendidas na Sair da Casca durante o processo de certificação como B Corp:

  1. A certificação B Corp é um processo que envolve toda a empresa – deve ser partilhado e a ownership deve ser vista como transversal, com champions em cada área (e uma equipa de focal points para coordenar, claro!); este envolvimento fará com que, ao obter a certificação, sejam claras para toda a empresa­­­ as motivações e os objetivos, e facilitará o (exigente) processo de recolha e gestão de informação, quer na certificação quer posteriormente, na recertificação e nos processos de melhoria a implementar.
  2. O preenchimento do B Impact Assessment (BIA) deve ser a ferramenta base para um processo de melhoria contínua – o B Lab disponibiliza inúmeras ferramentas de grande relevância para benchmark de práticas e desenvolvimento de planos de melhoria, sendo possível estabelecer objetivos e nomeadamente usar templates disponibilizados pela plataforma na sua operacionalização.
  3. A relação com o B Lab (a nível nacional, com o B Lab Europe e seus representantes para Portugal) – é importante manter não apenas durante o processo de verificação e certificação, mas de forma contínua; as equipas dentro da empresa devem ser incentivadas a participar nos diferentes grupos de discussão, plataformas e ações de capacitação promovidas pelo B Lab, sempre com conteúdos relevantes para a progressão em cada um dos temas (e não necessariamente focados no BIA).
  4. Tirar partido de sinergias entre empresas B Corp – existem muitas oportunidades para este contacto; é preciso explorar para identificar as pontes que podem ser construídas, mas a certificação B Corp como ponto comum é uma enorme mais-valia, e faz com que as empresas se identifiquem umas com as outras – as comunidades de líderes B Corp são ótimas oportunidades para explorar e testar estas compatibilidades.
  5. Tirar partido da exposição crescente do movimento, da visibilidade que o próprio B Lab imprime quer ao movimento quer às empresas de forma individual, ao seu percurso e aos seus objetivos; uma coordenação entre a comunicação da empresa B Corp e a ‘máquina de comunicação’ do B Lab permite destacar os princípios e os valores, com garantias de #nogreenwashing #nosocialwashing