Mais ambição na inovação social… só assim teremos transformação!

Mais ambição na inovação social… só assim teremos transformação!

“A única maneira de descobrir os limites do possível é ir um pouco além deles.

Até ao impossível”

Arthur C. Clarke

No centro da inovação social residem a ambição, e a coragem de sonhar com um futuro melhor, assim como, necessariamente, a persistência para torná-lo realidade. A ambição é o elemento de ignição que impulsiona os empreendedores sociais a superar obstáculos, desafiar o status quo e criar soluções que impactam positivamente as realidades sociais.

O que aprendi a ensinar empreendedorismo:

Na disciplina de empreendedorismo no ensino superior, proponho todos os anos aos alunos um desafio: desenvolver um projeto que gere um lucro de 20 euros a partir de um investimento de 5 euros, em apenas uma semana. A média inicial dos resultados? 20 euros, precisamente. Intrigado, anos depois, elevei a meta para 50 euros. E qual foi o resultado? A média dos projetos também subiu para 50 euros de lucro. O mesmo se repetiu quando a meta subiu para 100 euros.

Esta experiência simples, mas poderosa, ilustra um princípio fundamental: a ambição impulsiona os resultados e a inovação. Quando estabelecemos metas ambiciosas, forçamos a criatividade e o engenho a florescer. Buscamos soluções potencialmente inovadoras, exploramos novos caminhos e vamos mais além no esforço para alcançarmos os resultados ambicionados.

A ambição como motor da inovação social:

No contexto da inovação social, a ambição assume um papel ainda mais crucial. Ela impulsiona-nos a não nos contentarmos com soluções superficiais ou paliativas, mas sim a procurarmos respostas transformadoras que ataquem as raízes dos problemas sociais.

A ambição motiva-nos a pensar grande, a imaginar um mundo onde a pobreza, a desigualdade e a injustiça social sejam erradicadas. Inspira-nos a criar soluções inovadoras que empoderem as comunidades, promovam a inclusão social e construam um futuro mais justo e sustentável para todos. Impele-nos a começar local, mas a ter permanentemente o foco em crescer e assim ter um impacto maior.

O ecossistema português de inovação social:

Participo, em diferentes papéis, no ecossistema de inovação social português há sensivelmente 14 anos. Neste período tive o privilégio de ver o ecossistema a crescer, com o mapeamento das iniciativas de inovação e empreendedorismo social, com as dezenas de programas de qualificação que disseminaram conceitos e ferramentas no tema, e vi ainda a surgirem novos agentes e recursos no domínio do financiamento da inovação social.

Sinto, no entanto, falta de ver iniciativas de inovação social amplamente transformadoras a alcançarem uma escala de intervenção significativa. A grande maioria dos projetos bandeira do nosso ecossistema ao longo deste período cresceram pouco, estagnaram ou mesmo terminaram.

Acredito que conseguiremos melhores resultados sendo mais ambiciosos. Ser mais ambicioso significa ser mais exigente na conceção dos projetos, ser mais exigente no desenho de modelos de negócio que permitam o crescimento e a sustentabilidade. Significa utilizar a tecnologia e a ciência ao serviço do impacto social. Significa atrair o melhor talento para estar ao serviço destas iniciativas.

Temos muitos casos de empreendedores sociais e respetivas iniciativas que têm já um impacto social muito relevante, e devemos aplaudir esses mesmos casos. Iniciativas como o Instituto Português da Afasia no cuidado à pessoa com afasia, ou a Fruta Feia na redução do desperdício alimentar são exemplos de bons projetos, que fazem todos os dias a diferença.

Gostava, porém, de indicar a Sword Health, um dos unicórnios portugueses, que intervém no alívio da dor e nos cuidados de fisioterapia, utilizando para isso inteligência artificial, como o maior exemplo português. Provavelmente muitos não identificarão, ou contestarão, a ideia de considerar esta empresa como a bandeira da inovação social. Porém, para mim, nenhuma outra iniciativa alcançou semelhante impacto e escalabilidade.

Com a missão de retirar 2 mil milhões de pessoas da dor, com mais de 2,5 milhões de sessões de fisioterapia concretizadas e sendo uma das 30 empresas que mais cresce nos Estados Unidos da América, este é um exemplo de ambição e concretização que nos devia inspirar a irmos mais longe na criação de um mundo melhor!